Realizações

Realizações da Amova 2014

13 de setembro de 2014 – Movimento que conseguiu a anulação do decreto 3.758/2014 que permitia a instalação de comércio nas principais vias de Vilas do Atlântico.

Portaria Principal
Velas de Vilas

27 de setembro de 2014 – Participação na Oficina do Ministério Público no CAB onde fomos ouvir a Promotora Hortência Pinho a respeito de PDDM.

Setembro de 2014 – Fomos várias vezes à Câmara de Vereadores para não permitir a instalação de mais comércio dentro de Vilas do Atlântico.

03 de outubro de 2014 – A AMOVA registrando o Comércio ilegal para denunciar ao Ministério Público.

25 de novembro de 2014 – Registro de comércio ilegal na Av. Praia de Pajussara para compor denúncia ao Ministério Público.

Realizações da Amova 2015

Entramos com uma representação no Ministério Público visando impedir a prefeitura de tomar posse e destruir a Área de Preservação ZEIA 4 (Zona Especial de Interesse Ambiental 4) e que foi indeferido.

15 de abril de 2015 – A AMOVA conseguiu impedir a construção de um Loft com 12 apartamentos minúsculos na Rua Praia do Meio por meios administrativos junto às várias secretarias da prefeitura: Seplan, Setop, Sefaz e Procurodoria do Município.

13 de maio de 2015 – A AMOVA participou de uma reunião da Salva onde colocamos a nossa firme posição contra a Reversão do Esgoto da Lagoa da Base para o Rio Sapato e também contra toda e qualquer modificação no TAC de Vilas do Atlântico.

06 de agosto de 2015 – A Amova entra no Ministério Público contra o Projeto de Lei 29/2014 que desafeta diversas áreas de Lauro de Freitas, inclusive de Vilas do Atlântico, obtendo êxito. O PL 29 não foi aprovado.

18 de setembro de 2015 – Nesta data a AMOVA conseguiu um dos seus maiores sucessos na luta pela preservação do nosso TAC. Saiu a DECISÃO INTERLOCUTÓRIA 0301472-61.2015.8.05.0150, a Liminar proibindo a prefeitura de emitir Alvarás de construção para qualquer finalidade que não seja residencial e de emitir Licenças de Funcionamento. Infeliizmente a prefeitura passou a deixar construir sem Alvará e continuou a emitir Licenças de Funcionamento, em flagrante desrespeito a decisão jujdicial. CORRUPÇÃO!

30 de setembro de 2015 – A Amova participa de uma reunião com a Conder sobre a transposição da Lagoa da Base e rua da Irmandade para o Rio Sapato. Entramos na justiça e conseguimos uma liminar que suspendeu as obras e impediu o aumento da poluição no nosso Rio Sapato.

09 de dezembro de 2015 – Assembléia conjunta AMOVA e Five Streets onde foi debatido meios de impedir a prefeitura de implantar Zona Azul em Vilas e ainda de transformar Vilas em Bairro.

Realizações da Amova 2016

29 de fevereiro 2016 – Denúncia no Ministério Público de descumprimento de Liminar por parte da prefeitura de Lauro de Freitas.

Nessa luta perdemos algumas batalhas, como por exemplo a construção da Farmácia Pague Menos na Itamaracá, o Bill Casual Foods na Itapuã, O Santa Música na Itamaracá, os shoppings Canoas e Vila Verde na Itapuã, a Igreja Evangélica na Guarapari e uma Clínica Médica na Pajussara. Todas essas obras foram e continuam ilegais.

17 de agosto de 2016 – Debate com candidatos a vereador.

08 de setembro de 2016 – Debate com Moema Gramacho, candidata a prefeita.

14 de setembro de 2016 – Novo debate com candidatos a vereador.

Vereadores na mesa principal
Presidentes das Associações de Vilas

11 de dezembro de 2016 – Participação no movimento “Luto pelo Rio Sapato” com passeata pela margem do rio e navegação com pranchas à remo.

Vários associados da Amova presentes

29 de dezembro de 2016 – Luta contra a realização do Réveillon da Mare Blu, totalmente ilegal e com a conivência da prefeitura.

Realizações da Amova 2017

13 de fevereiro de 2017 – Denúncia ao Ministério Público de Lauro de Freitas a respeito da realização de RAVE na praia de Vilas do Atlântico

22 de maio de 2017 – A AMOVA se faz representar no CBHRNI – Comitê de Bacia Hidrográfica do Recôncavo Norte e Inhambupe.

Ata da Reunião sobre a complementação das vacâncias do Comitê de Bacia Hidrográfica do Recôncavo Norte e Inhambupe – CBHRNI.

Aos vinte dois do mês de maio de dois mil e dezessete, ás 09h00min ás 11h00min, conforme o ofício enviado para todos. A reunião ocorreu no Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), localizada na Avenida Ulysses Guimarães, nº 600, CAB, Salvador – Bahia iniciou a reunião que objetivou a composição das vacâncias do CBHRNI, onde estiveram presentes a Associação de Moradores de Vilas de Atlântico (AMOVA) – Sr. Antônio Fiuza; Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio – Gabriel Ernesto Falcetta; Prefeitura Municipal de Inhambupe – Luciene Batista Rodrigues; Prefeitura Municipal de Entre Rios – Joane Carneiro e Abel Fonsêca; Presidente CBHRNI – Sergio Bastos e a Secretária Executiva – Inema – Thamires Gomes. No inicio Sergio Bastos explanou sobre a situação do comitê e após foi decidido por unanimidade que as três prefeituras presentes ocupariam as três (03) titularidades do comitê do Poder Público Municipal e a AMOVA ocupará a única vaga de Sociedade Civil de Recursos Hídricos. Aproveitando o ensejo a Secretária Executiva representada por Thamires Gomes ficará responsável de comunicar ao comitê que encerramos essa etapa ainda com vacâncias para serem pleiteadas num próximo processo de vacância. Nada mais havendo a registrar na ata, dando por encerrada a reunião, ás 11h00min, tendo sido lavrada a presente ata que será encaminhada para todos os presentes.

Salvador, 22 de Maio de 2017.       

Thamires Mercês Gomes

Coordenadora – Comitês de Bacias Hidrográficas

22 de outubro de 2017 – Denúncia à juíza Dra. Zandra a respeito de uma obra ilegal no início da Av. Itapuã, onde hoje está a farmácia São Paulo. Prefeitura deu Alvará para Reforma e Ampliação, quando foi feita demolição total e construção de novo empreendimento comercial desrespeitando Liminar Judicial.

30 de novembro de 2017 – A Amova é eleita para ocupar uma vaga no Orçamento Participativo, que se mostrou um fiasco, mais uma enrolação de Moema Gramacho.

19 de dezembro de 2017 – Aprovação na Câmara do Plano de Saneamento. A presidente da Amova discursou durante a sessão e após o término deu entrevistas a vários órgãos de imprensa locais.

20 de dezembro de 2017 – Participamos de uma reunião na SEDUR sobre a concessão de licença para 100 ambulantes na praia de Vilas e o secretário José Pires, mal educado como é,  distratou a Dra. Janaína, presidente da Amova.

Realizações da Amova 2018

13 de janeiro de 2018 – Tentamos impedir mais uma RAVE na praia de Vilas, sem sucesso. É difícil lutar contra órgãos oficiais corruptos!

18 de janeiro de 2018 – Conseguimos impedir a realização do Show Escandurras, que aconteceria ao lado do Mercado Dia a Dia, Hoje MIX.

20 de janeiro de 2018 – Fortalecemos nossa parceria com o Projeto Tamar, participando da soltura de Tartarugas na praia de Vilas.

31 de janeiro de 2018 – Nos reunimos com a chefia do Projeto Tamar em Arembepe para equacionar nossa ajuda na fiscalização dos ninhos na praia de Vilas do Atlântico.

14 e 15 de março de 2018 – Participamos do Fórum Social Mundial, realizado no campus da UFBA. Em Ondina, na Tenda do Bem Viver sobre o tema de proteção das águas.

04 de abril de 2018 – Demos apoio a Eduardo Andrade para ganhar a presidência da AMOM e participamos da sua posse.

07 de abril de 2018 – Participamos mais uma vez da soltura de tartarugas na praia de Vilas do Atlântico em apoio ao Projeto Tamar.

31 de maio de 2018 – Conseguimos impedir a instalação de uma Feira na Quadra 04 – Lote 05 na Av. Praia de Itapuã.

Seria nesse terreno

31 de maio de 2018 – A Amova impediu a construção de um Loft na Rua Praia do Meio, Qd. D4 – Lt. 01.

03 de junho de 2018 – Protesto contra a prefeitura e em favor do Rio Sapato feito pela Salva e Amova

08 de junho de 2018 – Participação na apresentação do Projeto de Revitalização do Rio Sapato feito pela APA Joanes-Ipitanga na Unime.

06 de novembro de 2018 – Encaminhado Ofícios para o Ministério Público de Lauro de Freitas e SEDUR solicitando interdição da construção de empreendimento comercial na Av. Praia de Itapuã, Qd. D19, Lote 09.

Realizações da Amova 2019